Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo TAClaro

O que é o TAClaro

Transparência, Accountability e Comunicação na Administração Pública Local

Nas sociedades modernas e democráticas, as organizações públicas são obrigadas a prestar contas da gestão dos recursos públicos. Os cidadãos têm de ser informados sobre que recursos os gestores públicos utilizaram, por que razão os utilizaram, como os utilizaram, que resultados obtiveram e quais as consequências/objetivos que esperam alcançar. Em resumo, têm o direito de saber como estão a ser gastos os seus impostos.


Embora essa informação já conste em alguns dos instrumentos financeiros disponibilizados publicamente, a sua interpretação é muito complexa para a generalidade dos cidadãos, pois exige conhecimentos jurídicos, contabilísticos e administrativos muito específicos.


O TAClaro é um projeto inovador de transferência de conhecimento da academia para a comunidade local, que procura descodificar e “descomplicar” a informação financeira que os municípios portugueses disponibilizam aos seus cidadãos, tornando-a inteligível e acessível a todos, independentemente do seu grau de literacia. Este projeto resultou de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Valongo (CMV) ao ISCAP – Politécnico do Porto e tem vindo a ser desenvolvido desde 2015.


Os principais objetivos a alcançar são:

  • Aumentar a literacia económico-financeira;
  • Informar os munícipes sobre a gestão autárquica, promovendo a participação da comunidade na Administração Pública Local (APL);
  • Promover a transparência na APL.

A plataforma que está a ser desenvolvida para a CMV disponibiliza informação sobre:

  • Conceitos económico-financeiros;
  • Gestão orçamental do município;
  • Opções políticas seguidas pelo município;
  • Custo de iniciativas e serviços concretos prestados aos munícipes; e
  • Evolução da situação económica e financeira do município.

Esses conteúdos são apresentados de forma simplificada e enriquecidos com ilustrações, gráficos, cartoons, vídeos, entre outros formatos comunicativos, de modo a atrair e envolver o cidadão.


O projeto está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores e profissionais, das áreas da Comunicação, Contabilidade, Linguística e Sistemas de Informação.

 

 

ameliaAmélia Ferreira da Silva é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, Instituto Politécnico do Porto. Leciona Contabilidade de Custos, Contabilidade de Gestão e Contabilidade de Gestão Estratégica. Desde 2011, é doutorada em Contabilidade pela Universidade de Vigo, Espanha. Investigadora no CEOS.PP (centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Porto), centro do qual é presidente e no CEPESE. Os seus interesses de investigação são contabilidade e controlo da gestão na saúde, responsabilização em organizações públicas, previsão de insucesso empresarial. Participou em conferências internacionais e em projetos nacionais e internacionais. Também tem publicações científicas e colaborações como revisora de pares em revistas científicas internacionais.
sandrinaSandrina Francisca Teixeira é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, do Instituto Politécnico do Porto, na área do Marketing, Marketing Digital e Comunicação Digital. É doutorada em Comunicação, Publicidade e Relações Públicas, pela Universidade de Vigo. É diretora do mestrado em Marketing Digital e da licenciatura em Comunicação Empresarial. É Investigadora no CEOS.PP (centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Porto) e no CEPESE. Desenvolve diversas atividades de investigação nas áreas de Marcas de luxo, Marketing e Comunicação digital. Integra o projeto Valorização de recursos culturais e intensivos em território, aproveitando as capacidades científicas e tecnológicas, nomeadamente nas áreas da gestão, marketing e TIC, e a oferta turística relevante, 02/SAICT/2016, Portugal 2020. É membro do Conselho Científico de revistas cientificas internacionais indexadas. É membro do Comité Científico de diversos eventos e possui várias publicações científicas.
mariajoseMaria José Angélico Gonçalves é Professora Adjunta no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto do Instituto Politécnico do Porto, na área dos Sistemas de Informação. É doutorada em Engenharia de Software baseada em Componentes Reutilizáveis – Interface Homem-Máquina, pela Universidade de Vigo. É Investigadora no CEOS.PP e no CEPESE. Desenvolve diversas atividades de investigação nas áreas dos Sistemas de Informação e da Representação do Conhecimento e Ontologias. É membro do Conselho Editorial e do Conselho Científico de revistas cientificas internacionais indexadas. É Membro do Comité Científico de diversos eventos científicos e possui várias publicações científicas indexadas em revistas, livros e atas de conferências.
telmaTelma Maia exerce funções de técnica superior no Município de Valongo desde 1999, na área da Gestão Financeira, onde esteve envolvida em diversos projetos, comissões e grupos de trabalho, sendo responsável pela implementação do Sistema de Contabilidade de Custos no Município. Com formação superior na área da Contabilidade – Contabilidade e Administração pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto e Contabilidade de Gestão pela Universidade Lusíada, é membro da Ordem dos Contabilistas Certificados desde 1995. A para do interesse inerente às funções desempenhadas no âmbito Contabilidade e Gestão Públicas, exerce também uma cidadania ativa assumindo funções como membro de vários de órgãos sociais em diversas associações cívicas.
anabelaAnabela Silva Martins é atualmente professora assistente do Departamento de Gestão, da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É doutorada pela Universidade do Minho, em Contabilidade. É docente da área da Contabilidade. Integrou a equipe de pesquisa no projeto PTDC/GES/76347/2006 da Fundação para a Ciência e Tecnologia, sobre a Gestão da qualidade aplicada ao setor de saúde. Publicou em revistas relevantes e participou de várias conferências internacionais. Foi diretora do curso de Licenciatura em Contabilidade e pertenceu à Comissão de Direção do Mestrado em Contabilidade e em Gestão em Unidades de Saúde e da Licenciatura em Administração Pública.
joanaJoana Castro Fernandes é Professora Adjunta do departamento de Línguas do ISCAP. Leciona nas áreas de Linguística Portuguesa, Semiótica e Comunicação e coordena o subgrupo de Português. É doutorada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Os seus interesses de investigação dividem-se pela Linguística Geral, a Terminologia, os Estudos de Comunicação e o Ensino da Língua Portuguesa. Participa com regularidade em eventos académicos nacionais e internacionais e tem publicações académicas e colaborações como revisora de pares em revistas no âmbito da Linguística e da Comunicação.