O que é o TAClaro
Transparência, Accountability e Comunicação na Administração Pública Local
Nas sociedades modernas e democráticas, as organizações públicas são obrigadas a prestar contas da gestão dos recursos públicos. Os cidadãos têm de ser informados sobre que recursos os gestores públicos utilizaram, por que razão os utilizaram, como os utilizaram, que resultados obtiveram e quais as consequências/objetivos que esperam alcançar. Em resumo, têm o direito de saber como estão a ser gastos os seus impostos.
Embora essa informação já conste em alguns dos instrumentos financeiros disponibilizados publicamente, a sua interpretação é muito complexa para a generalidade dos cidadãos, pois exige conhecimentos jurídicos, contabilísticos e administrativos muito específicos.
O TAClaro é um projeto inovador de transferência de conhecimento da academia para a comunidade local, que procura descodificar e “descomplicar” a informação financeira que os municípios portugueses disponibilizam aos seus cidadãos, tornando-a inteligível e acessível a todos, independentemente do seu grau de literacia. Este projeto resultou de um desafio lançado pela Câmara Municipal de Valongo (CMV) ao ISCAP – Politécnico do Porto e tem vindo a ser desenvolvido desde 2015.
Os principais objetivos a alcançar são:
- Aumentar a literacia económico-financeira;
- Informar os munícipes sobre a gestão autárquica, promovendo a participação da comunidade na Administração Pública Local (APL);
- Promover a transparência na APL.
A plataforma que está a ser desenvolvida para a CMV disponibiliza informação sobre:
- Conceitos económico-financeiros;
- Gestão orçamental do município;
- Opções políticas seguidas pelo município;
- Custo de iniciativas e serviços concretos prestados aos munícipes; e
- Evolução da situação económica e financeira do município.
Esses conteúdos são apresentados de forma simplificada e enriquecidos com ilustrações, gráficos, cartoons, vídeos, entre outros formatos comunicativos, de modo a atrair e envolver o cidadão.
O projeto está a ser desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de investigadores e profissionais, das áreas da Comunicação, Contabilidade, Linguística e Sistemas de Informação.