Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo TAClaro

Valongo no seu contexto

Conheça alguns indicadores demográficos e financeiros da Área do Metropolitana do Porto nomeadamente, população residente, a densidade populacional, a divida total, a divida por habitante e o grau de endividamento do concelho.

População residente

Milhares de habitantes

Como se caracteriza Valongo no seu contexto?

pergunta
Tal como a generalidade da Área Metropolitana do Porto, desde há décadas que Valongo tem registado um aumento contínuo da população residente. Segundo dados oficiais de 2016, Valongo é o 7º Município com mais residentes dos 17 que compõem a Área Metropolitana do Porto.

Densidade populacional

Habitantes por Km2

Quando relacionamos o número de residentes com a área geográfica do Concelho (medida em Quilómetros Quadrados – km²), verificamos que Valongo se situa a meio da tabela.

Os concelhos do Porto, Matosinhos e Valongo têm um nível de densidade populacional elevada, o que significa que os habitantes se encontram concentrados em grandes povoados. Por outro lado, verificamos que existem concelhos com maior dimensão em termos de área geográfica e com baixa densidade populacional, o que significa que a população se encontra dispersa em pequenos povoados, como por exemplo Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis. Valongo apresenta uma densidade populacional de 1.267,48. Existem 95 milhares de habitantes espalhados por 75,12 km².

A garantia da qualidade de vida dos residentes, nomeadamente em termos de saneamento, acessos rodoviários, iluminação pública e apoio social em municípios com baixa densidade populacional exige um grande esforço financeiro do município. Por exemplo, enquanto as infraestruturas de saneamento público do Concelho do Porto serve, em média, 5.738 pessoas por km², em Valongo, infraestruturas idênticas, que exigem pouco menos investimento, servem apenas uma média de 1.267 pessoas, ou seja, 4 vezes menos para um investimento aproximadamente igual.

Dívida Total

Milhões de €

Considerando o valor absoluto da dívida total em 2016, constata-se que o Concelho de Valongo é o 8º concelho menos endividado da Área Metropolitana do Porto. A dívida total de 40 milhões da Valongo contrasta significativamente com os 102 milhões de Gondomar ou com os 171 milhões de Vila Nova de Gaia.

No entanto, este indicador, não deve ser lido isoladamente. É importante ter em conta o número de habitantes que “suporta” essa dívida e a relação existente entre o montante da dívida e as receitas do município, tal como procuramos evidenciar a seguir.

Dívida Total/ Habitante

euros

A dívida por habitante em Valongo, mais uma vez, se situa a meio da tabela. Em 2016, cada habitante de Valongo devia em média 422 euros; contrastando com Espinho que, no mesmo período, cada habitante devia em média 901 euros. No entanto, há outros municípios, como por exemplo Arouca, que apresentam uma dívida média por habitante bastante inferior (113€/habitante).

Grau de Endividamento

Um indicador importante na análise da dívida é o chamado “grau de endividamento”. Este indicador mede a relação entre a dívida total do município e a respetiva receita anual. Contudo, nesta receita não são consideradas as entradas de capital que resultam de empréstimos bancários ou da venda de ativos financeiros, como por exemplo a venda de participações em empresas municipais.

Este indicador revela que o peso da dívida do município de Valongo é realmente considerável; embora, Valongo não tenha uma posição tão desconfortável como os municípios de Gondomar, Trofa ou Vila Nova de Gaia no final de 2016, a sua dívida representava 113,44% da sua receita anual.
Se quisermos fazer um paralelismo entre o grau de endividamento municipal e nacional, diríamos que a situação de Valongo é semelhante, embora um pouco melhor, que a de Portugal, pois em 2016 a dívida pública portuguesa representa cerca de 129% do PIB.

Esta situação resulta de opções passadas que se prolongaram no tempo e que só serão resolvidas a longo prazo. Na verdade, serão necessários vários anos e uma grande vontade política para libertar o município do endividamento atual.

Valongo no seu contexto
CM Valongo em Números