Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo TAClaro
Verba or amental dispon  vel 1 1024 1024

Verba Orçamental Disponível

Esta verba diz respeito à parte do orçamento que sobra à autarquia, após pagamento de salários, das despesas com escolas e com o ambiente, entre outras despesas.

 

Então qual é o papel dos gestores autárquicos?

pergunta

Comparando as despesas e as receitas, verifica-se que existe um montante muito significativo de despesas que já está comprometido e que os gestores autárquicos só têm poder de decisão sobre uma pequena parcela do orçamento.

Quais são os compromissos já assumidos?

Os custos com pessoal, gestão corrente de escolas, recolha de lixo, apoio social, amortizações e juros da dívida são exemplos de compromissos já assumidos.

Então, se grande parte das despesas já está decidida, qual é o papel dos gestores autárquicos?

No contexto atual, os gestores autárquicos têm que ser criativos de forma a gerir os custos sem porem em causa a sustentabilidade e a modernização do município. Gerir sem dinheiro é gerir potencialidades. Os gestores autárquicos têm de rentabilizar os seus recursos endógenos, as infraestruturas existentes e, sobretudo, serem catalisadores do capital humano e empresarial.

A gestão autárquica é hoje um exercício muito mais difícil do que no passado. Isto significa que, mesmo quando há uma despesa ou investimento primordial, os órgãos autárquicos podem ser obrigados a “dizer não”.

Qualquer um sabe gerir em tempo de abundância. Difícil é promover desenvolvimento em época de crise.

Opções Políticas
01 Agosto 2017