Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo TAClaro
Taclaro 01 postes 640x640 1 1024 1024

Decisão sobre a Iluminação Pública

A contenção dos custos na iluminação pública foi uma medida adotada pelas autarquias para reduzir a despesa. Em Valongo, esta medida iniciou em 2011.

 

E como foi gerida a iluminação em Valongo?

pergunta

Sabia que as alterações na iluminação pública foi uma opção política?

Valongo foi um dos municípios que decidiu controlar os custos da iluminação pública. O processo foi gradual e ponderado. O município teve a preocupação de salvaguardar as zonas consideradas de risco (rotundas, passadeiras, paragens de autocarros e interceções de arruamentos, zonas rurais com poucos habitantes).

 

O calendário das alterações introduzidas pelo município foi o seguinte:

  • 2011: Instalou relógios astronómicos nos postes de iluminação pública, programados para reduzir, em 30 minutos, as horas de acender e apagar as luzes.
  • 2012: Reduziu o número de postes de iluminação pública. Foram apagados 4861 postes por todo o Concelho.
  • 2013: Reduziu o número de postes de iluminação pública nas estradas nacionais.
  • 2014: Instalou reguladores de fluxo que baixaram a intensidade de algumas lâmpadas.

 

Estas intervenções permitiram a poupança média anual de:

 

3.032.493kw/Ano
equivale a 426.065€/Ano

destaque

 

E em 2017?

É intenção da autarquia repor a qualidade da iluminação pública anterior a 2011, substituindo todas as lâmpadas por LED, durante o mesmo horário.

Nesse sentido, o Município de Valongo assinou com a EDP um contrato de venda de tecnologia LED, que permitirá ao Município pagar o investimento de 8 milhões de euros com as próprias poupanças, sem aumentar a despesa pública.

Valongo será o primeiro Município da AMP a substituir toda a rede de iluminação pública com tecnologia LED (cerca de 16.000 luminárias). Ao longo dos 16 anos do contrato, prevê-se uma redução do consumo de energia superior a 60% e uma poupança na despesa de 34%. Para além da redução estimada na fatura da iluminação pública, a tecnologia LED permite ainda diminuir os custos de manutenção, bem como as emissões de CO2.

Opções Políticas
01 Agosto 2017